Fechos metálicos – Sabe para que fim são usados no vestuário?

Antes de falarmos nos fechos de metal ou também chamados de fechos metálicos para vestuário, iremos perceber o que são e como funcionam.

Um fecho de correr ou fecho Eclair é um fecho utilizado em roupas e artefactos de vestuário e têxteis. Existem várias tipologias, sendo as mais conhecidas os fechos de plástico e os fechos metálicos.

O fecho usado para o vestuário é geralmente feito de dois cardaços com dentes plásticos ou metálicos, que se encaixam ação de um cursor.

Funcionamento

O fecho éclair possui dentes de plástico ou metal (fecho metálico) através dos quais corre o cursor, que têm aberturas em forma de “Y”. Do topo, os dois carris separados passam lado a lado, e no interior, os dentes dos carris gancham juntos para sair através de uma saída, e a outra saída, no lado oposto de onde entraram.

 

História

Em 1893, na Feira Mundial de Chicago, EUA, o objecto deslizante para fechar e abrir a roupa foi apresentado pela primeira vez. Era uma versão primitiva do dispositivo, com pequenos ganchos e anéis, desenvolvida por um engenheiro americano chamado Whitcomb Judson.

Cansado de abrir e fechar os seus atacadores todos os dias, teve a ideia de criar um artefacto composto por ganchos e buracos. O tipo de fecho de correr não era muito eficiente e não fechava facilmente.

Embora o inventor desta invenção tenha criado uma fábrica para criar esta nova invenção, foi-lhe também exigido que fizesse botões.

Quando começou a ser usado em roupas que não sapatos, e quando a versão do fecho de correr hoje conhecida foi inventada em 1912 pelo sueco americano Gideon Sundbck com dentes que gancho juntos, o fecho de correr começou a tornar-se popular

Fechos Metálicos

 

Quando os aviadores americanos na Primeira Guerra Mundial usaram o fecho éclair para fechar os seus uniformes, este espalhou-se pelo mundo, bem como quando foi introduzido na alta moda mundial por uma estilista parisiense, que começou a usá-lo nas suas criações em salões franceses.

A palavra inglesa “ZIPPER” é de onde vem o nome “zipper”. O nome tornou-se popular em 1923 depois de um empregado da empresa americana B. F. Goodrich lhes ter dado o nome.

A palavra francesa fermeture clair deu o nome ao comum “fecho éclair”. “Zipper” é uma expressão utilizada em Portugal e no Brasil. Esta expressão tem sido utilizada há muito tempo, porque “fecho éclair” é uma marca mundialmente conhecida há muitos anos.

 

O Fechos Metálicos Adifafe

Os fechos de metal são fechos de correr, compostos por duas filas de dentes de metal que são moldados em formas fixas a intervalos regulares sobre a fita do fecho. Este item pode ser banhado numa variedade de cores metálicas, incluindo bronze, ouro velho, prata, e outros tons. Para além dos dentes e bandas, o fecho de metal também consiste em um ou dois fechos de correr, manuseados à mão, dependendo do objectivo pretendido.

 

Fechos Metálicos

Devido a durabilidade que o material oferece, este tipo de fecho é frequentemente aplicado em calças jeans, bolsas, malas, e peças que exigem materiais mais resistentes.

A produção de todos os tipos de fechos metálicos é uma das atividades da Adifafe. Fechos metálicos, nylon, e fechos de correr injectados são apenas alguns dos produtos que produzimos. Oferecemos sempre o produto que procura na cor exacta que deseja, e tentamos responder também às suas necessidades.

Ver fechos Adifafe
Este site usa cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.