Designação do Projeto: Inovação Processo produtivo e Diversificação da produção
Nº Projeto: 18058
Código do Projeto: NORTE-02-0853-FEDER-018058 / NORTE-06-3560-FSE-018058
Objetivo Principal: Reforçar a competitividade das PME
Região de intervenção: NORTE
Entidade beneficiária: ADIFAFE – ACESSÓRIOS TEXTEIS, LDA
Data Aprovação: 02-11-2016
Data início: 01-04-2016
Data conclusão: 31-03-2018
Custo total elegível: 763.216,00 €
Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 529.332,30 € FSE – 4.918,90 €
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Os objetivos da empresa passam por:
– Inovar radicalmente diversas fases do processo produtivo, a saber:
– Setor de produção de linha: aumento da capacidade produtiva em 5 vezes; redução para uma única fase produtiva; automatização total.
– Setor de produção de passamanarias: irá promover-se o acréscimo de uma fase do processo produtivo, com a inovação de um processo de acabamento contínuo e contração do elástico que garantirá que o mesmo nunca alargará ou contrairá. Elevação em 100% a qualidade; cumprimento das mais rigorosas exigências internacionais ao nível dos elásticos; inovação e obtenção de vantagens comparativas face à concorrência que genericamente não dispõe desta fase do processo produtivo e passa a não se equiparar a nós. Irá promover-se a produção de novo produto, cordões com ponteira por esmagamento em cera.
– Setor de armazenagem / expedição: automatização em 100% do embalamento quer de fitas, cordões e elásticos (atualmente processo é manual); aumento da capacidade de armazenamento e de espaço para transporte em cerca de 50% decorrente de uma maior precisão e assertividade no embalamento que reduz a dimensão das caixas em 50% para embalar a mesma quantidade de produtos; crescimento em 100% da rapidez e necessáriamente produtividade.
– Criar duas novas unidades de negócio / produção:
– Unidade de produção de cordões torcidos / entrançados: criação da unidade de cordão torcido a 3 cabos, que será a primeira a nível nacional; automatização total; melhoria de indicador margem bruta geral em 5%; diversificação do segmento de mercado alvo sendo capaz de vender também para setor do calçado incluindo-se aqui a aquisição de máquina produção ponteiras, para cordões, em plástico, metal e por aquecimento.
– Unidade de produção de fechos metálicos: criação de nova unidade produtiva para produção de fechos metálicos (atualmente só produz fechos de plástico e invisível); linha totalmente automatizada; potenciará o incremento das exportações em virtude de ser algo muito procurado internacionalmente; tornar-se-á na única empresa a nível nacional com capacidade de produzir e aplicar a fita, o fecho e o cursor; controlo e alargamento da cadeia de valor.
De uma forma geral os objetivos passam por:
– Aumento da capacidade produtiva em mais de 200%
– Inovar e automatizar todo o processo produtivo
– Crescimento da rentabilidade medido pelo crescimento do VAB em mais de 470%
– Elevar o VBP em perto de 84% face ao pré projeto fruto do investimento previsto
– Aposta em operações de nearshore
– Aumento da qualidade do produto final
– Diversificação de produtos
– Apostar na personalização em massa e no custom made
– Aumento do volume de negócios (VN) total em mais de 284%
– Afirmar-se internacionalmente como fabricante de referencia e como potencial interveniente em operações de nearshore promovidas por multinacionais do setor
– Apostar em novos modelos e técnicas de marketing, quer pela via da consultoria especializada, quer pela formação profissional, garantindo acréscimos de notoriedade e reconhecimento das marcas e empresa na ordem dos 50%
– Diversificar mercados e segmentos de mercado com privilégio ao mercado externo com a expetativa que o mesmo venha a representar mais de 65% do VN Total em pós projeto e permita atingir novos mercados mais avançados como Suécia, França, Espanha, Holanda, Inglaterra.
– Elevar a competitividade e inovação organizacional, quer pela via da consultoria especializada, quer pela formação profissional que potencie processos de inovação em 100% dos processos de gestão
– Reforçar o quadro de pessoal, crescendo mais de 70% face ao pré projeto
– Diferenciação de produtos e gama de produtos que permitam entrar em novos mercados e diversificar segmentos de mercado
– Alargamento do posicionamento e controlo da cadeia de valor