Quais as principais diferenças entre um bom elástico e um elástico mais fraco?

Os elásticos são produzidos, tendo por base diferentes tipos de materiais, que têm propriedades únicas, tais como força, elasticidade e resistência à abrasão.

Dependendo do elástico que pretende utilizar, escolha um que melhor se adapte às suas necessidades.

Os elásticos são vestíveis, são um material de vestuário que pode ser esticado para caber sobre a perna ou braço.

O elástico acabou por fazer parte dos nossos dias modernos já que é muito útil e versátil, no entanto, existem diferentes qualidades de elástico.

A qualidade do elástico depende de dois factores importantes: o tipo de material utilizado para o seu fabrico (borracha, elastano, poliéster, poliamida, etc.) e como o elástico é feito. O processo de fabrico dos elásticos inclui a fiação, o tricô, e o enrolamento, entre outros.

O elástico de poliamida é um material elástico que pode ser facilmente identificado porque se estica menos do que outros tipos de elástico. Quando se estica a poliamida até ao dobro do seu tamanho, ele encolherá de volta para um terço do tamanho original. Este tipo de elástico é normalmente usado para cintura em calças de ganga e desgaste activo.

A poliamida tem uma alta resistência à abrasão e aos produtos químicos, pelo que constitui um produto elástico de boa qualidade.

Contudo, se este tipo de tecido for sujeito a calor ou fricção, as fibras quebram-se facilmente, o que pode levar a um fraco desempenho de recuperação após estiramento e rasgamento dentro do próprio tecido. Por conseguinte, este tipo de elástico pode ser mais fraco do que outros tipos e não é adequado para meias de joelho, etc.

A borracha tem uma resistência muito forte ao calor e à abrasão, pelo que é frequentemente utilizada em fatos de banho ou lingerie para fornecer apoio. No entanto, a borracha é também bastante inflexível em comparação com outros elásticos como o poliéster e a poliamida. A borracha não pode ser esticada mais do que uma vez; por conseguinte, não é adequada para roupa interior que exija estiramento repetido.

A poliamida tem boas propriedades de recuo entre estiramentos, mas pode resistir a temperaturas elevadas como a borracha. A poliamida oferece a melhor combinação de durabilidade e elasticidade entre todos os três tipos de elástico.

O elástico é um tecido obrigatório no nosso mundo moderno. Pode encontrar este material versátil em muitas peças de vestuário proporcionando apoio, conforto e estilo à sua roupa. No entanto, quanto maior for a qualidade do elástico, melhor – uma vez que terá menos problemas em soltar ou rasgar a sua roupa devido à má qualidade do elástico.

A Adifafe coloca ao seu dispor vários tipos de elástico, completamente personalizados às necessidades do seu setor de negócio. E tendo por base este material, possui à sua disposição vários tipos de produtos tais como fitas elásticas, elástico para máscaras, Cordões elásticos, Elásticos Jacquard, entre outros.

Elástico Jacquard

c/ fio metálico

Cordão elástico

Poliéster

Fita elástica

p/ máscaras

Elástico Jacquard

Poliamida

Que tipo de elásticos devo escolher se quiser uma peça de vestuário durável?

A borracha tem resistência muito forte ao calor e à abrasão, pelo que é frequentemente utilizada em fatos de banho ou lingerie para fornecer apoio. Contudo, a borracha é também bastante inflexível em comparação com outros elásticos como o poliéster e a poliamida, devido à sua composição.

A poliamida tem uma alta resistência à abrasão e aos produtos químicos, pelo que constitui um produto elástico de boa qualidade.

A poliamida oferece a melhor combinação de durabilidade e elasticidade entre todos os três tipos de elástico. Pode encontrar este material versátil em muitas peças de vestuário e proporciona apoio, conforto e estilo ao seu vestuário.

Agora que conhece os diferentes tipos de materiais elásticos utilizados para o fabrico de vestuário e calçado, tente escolher tecidos diferentes ao procurar um produto elástico que satisfaça as suas necessidades!

Este site usa cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.