Passamanarias são uma guarnição normalmente utilizada desde a Idade Média. Chamava-se Passement e este nome foi dado a todos os tipos de rendas nos séculos XVI e XVII. Mais tarde, a palavra mudou para passamenteria e descreveu todos os tipos de enfeites ondulados.

 

Agora, já com o nome de passamanarias, engloba as tiras de tecido estreito, geralmente com uma aparência sedosa (passames, tranças, franjas, bordas, etc.), que são criadas pela tecelagem ou pelo traçado de fios.

As aparas foram introduzidas nos anos 50 e deram a oportunidade de utilizar restos de tecidos de diferentes qualidades e cores. Hoje em dia, muitos enfeites ou passamanarias podem ser encomendados ao metro. Pequenos restos de tecido são utilizados para fazer enfeites, que podem ser atados ou cosidos à máquina.

 

Passamanarias Adifafe

A indústria Têxtil

A indústria têxtil utiliza os recursos dos materiais disponíveis de todas as maneiras possíveis porque cada peça de material que não é utilizada torna o processo insustentável para a empresa e para o ambiente. Por conseguinte, existem muitas aplicações diferentes para os têxteis que são feitos a partir da tecelagem.

A maioria das passamanarias são feitas em fábricas têxteis ou na sua própria produção têxtil. Desta forma, é necessário muito menos material e a quantidade máxima de tecidos pode ser utilizada para o processamento. Os desenvolvimentos actuais visam também minimizar os custos através a reutilização de aparas para a utilização em algodão. As guarnições mais comuns são borlas, tranças, franjas e passagens.

As borlas são geralmente feitas de vários fios. Os tipos de fios podem variar dependendo da empresa ou fábrica que produz a borla. Em média, são utilizados sete a doze fios para borlas. Devido à sua aparência, são frequentemente presos a sacos, cachecóis e saltadores. As borlas aderidas directamente ao produto são também referidas como “slamming” .

Este fio costurado é utilizado para franjas ou linhas de costura. As bordas acabadas podem ser vistas em camisolas, saias e casacos. A própria franja é normalmente feita com fio que é muito fino e pode ser facilmente processado. As tranças roscadas estão disponíveis como tranças prontas ou como fitas. As tranças consistem em fios tecidos, não trabalhados e podem ser utilizadas passo a passo, por exemplo, como uma borda na manga. A atadura consiste apenas em fios trançados. As ligaduras são frequentemente tecidas juntamente com outros tipos de enfeites, tais como fitas ou cordelette, que são depois cosidas ao produto.

Produção Sustentável

Hoje em dia, quando as pessoas falam de aparas, não estão a falar de restos de tecido. Estão a falar de materiais que são planeados e preparados com a finalidade de serem utilizados como aparas. Devem ser produzidos seguindo uma lógica de certificação sustentável e de qualidade de fabrico.

Assim, dentro das passamanarias podemos incluir os seguintes produtos

Linhas

Linhas em Algodão

Linhas em Poliéster

Linhas Hidrosolúveis

Linhas com filamentos metálicos, entre outros

Fios

Fios em Algodão

Fios em Poliéster

Fitas

Fitas em algodão e poliéster

Fita de sarja

Fita Percinta

Fita de gorgurão

Fita jacquard

Fita de cetim

Fita Crochet

Fita Tafetá

Fita Vivo

Fita Rígida

Cordões

Cordão redondo

Cordão espalmado

Cordão Quadrado

Cordão Triangular

Cordão Tubular

Cordão Redondo

Cordão Soutache

Elásticos

Elásticos para máscaras

Fita Elástica

Cordão Elástico

Elástico crochet

Elástico jacquard

 

Todos os produtos acima são e podem ser considerados passamanarias. Mas estas não se esgotam nas acima indicadas.

 

Fechos de Correr / Zippers

Fecho Espiral

Fecho Injetado

Fecho Invisível

Fecho Metálico

Molas

Molas Metálicas

Molas Plásticas

Botões

Botões de Madeira

Botões de Massa

Botões Metálicos

Ilhós

Ilhós de Plástico

Ilhós Metálicos

Fitas aderentes

Fitas aderentes colantes

Fitas aderentes para coser

 

As passamanarias e a Adifafe

Na Adifafe, fabricamos as melhores passamanarias para a indústria têxtil mundial utilizando as melhores e mais fiáveis tecnologias. O nosso departamento de produção e qualidade assegura que todos os dias os nossos produtos são feitos com materiais de alta eficiência, testados para o uso e fabrico de vestuário e aplicações profissionais de vários setores da Indústria Têxtil. Podemos criar e fabricar passamanarias personalizadas à sua marca e à sua coleção.

A Adifafe é especialista no fabrico de passamanarias de qualidade e fornece alguns dos players de renome internacional de nível europeu e mundial.

Contacte-nos pois teremos uma solução para a sua indústria.

Este site usa cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.